A Secretaria Municipal de Finanças está preparando os relatórios financeiros do 2º quadrimestre de 2013, que será apresentado à sociedade rondonopolitana numa audiência pública, no próximo dia 30 de setembro, no auditório do Palácio da Cidadania, a partir das 19h.

Segundo o secretário Jamílio Adozino de Souza, na audiência, que é aberta à participação de toda sociedade, será demonstrado em números as ações e investimentos feitos em Rondonópolis no período, que vai de maio a agosto deste ano.

Ele explica que a audiência, além de dar transparência para movimentação financeira, será realizada também em cumprimento a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), a LC 101/2000).

“Não se trata apenas de cumprir a lei, mas também a garantia de transparência das ações de governo”, explicou Jamílio, acrescentando que já é também uma determinação do prefeito Percival Muniz para que estas audiências se transformem num espaço democrático e numa ferramenta efetiva de acompanhamento e fiscalização para o cidadão.

Segundo ele, toda a comunidade está sendo convidado a comparecer na audiência, assim como os conselhos, as associações, entidades representativas de classes, clube de serviços. “Na ocasião, vamos demonstrar com detalhamento das informações os principais aspectos que condicionaram o desempenho do resultado primário, do resultado nominal, da dívida consolidada, da receita e da despesa referente ao período”, revela Jamílio.

Os números são originários dos relatórios bimestrais e quadrimestrais. No primeiro quadrimestre, conforme o secretário de Finanças, a receita total dos primeiros quatro meses de 2013 superou os R$ 123 milhões, sendo 31,25% do orçamento anual.

O secretário adianta que, apesar das dificuldades encontradas, principalmente por conta de diminuição nos repasses financeiro de outras esferas, a atual situação é de equilíbrio. “Estamos conseguindo cumprir os nossos compromissos”, enfatiza.